Dentes brancos e brilhantes são o objeto de desejo de muita gente. A imagem de sorriso perfeito divulgada pela mídia, vem influenciando as pessoas a quererem dentes cada vez mais brancos, mas os especialistas alertam: clareamento em excesso pode ser prejudicial para a sua saúde.

A obsessão em recorrer à procedimentos que clareiam os dentes sem respeitar a periodicidade mínima recomendada pelos especialistas, e muitas vezes por conta própria, é chamada de Brancorexia.

Obsessão por dentes brancos

A Brancorexia é um transtorno obsessivo que torna as pessoas compulsivas por terem dentes brancos. Esta condição leva tais pessoas a submeterem-se frequentemente a tratamentos de branqueamento dental, muitas vezes abusando de substancias que causam danos aos dentes e gengivas. Estes tratamentos caseiros, feitos sem a supervisão de um profissional, podem causar a sensibilidade dental, erosão do esmalte dos dentes e irritação das gengivas, garganta e paladar. Portanto, muito cuidado com as receitas caseiras!

Clareamento não é o mesmo que branqueamento

Nos últimos anos, a procura pelo clareamento dental vem aumentando consideravelmente, tornando-se uma das práticas odontológicas mais difundidas. No entanto, muitos clientes estão obsecados com um sorriso branco e insistem em usar as receitas caseiras, feitas com os mais variados produtos e sem a supervisão de um profissional.

Em primeiro lugar, vamos destacar que o branco perfeito demonstrado na publicidade não existe! As imagens que vemos nos anúncios passaram por tratamentos e muito provavelmente a cor dos dentes da pessoa na foto não é como imaginamos.

Além de deixar a aparência dos dentes pouco natural, a Brancorexia pode prejudicar a saúde do dente. Todo tratamento bucal precisa da supervisão de um profissional odontológico, porque sem ele é possível danificar a matriz do dente.

Dentes brancos e naturais

Além de visitar o dentista no mínimo uma vez ao ano, para garantir dentes mais brancos é importante cuidar da alimentação, e evitar alimentos que alterem a pigmentação dos dentes como alimentos com corantes e chás e cafés.

Faça o clareamento dental, mas lembre-se que ao realizar o procedimento, o dentista vai considerar suas características individuais, como a sua idade, cor de pele e hábitos alimentares. Assim é possível clarear os dentes de forma natural e segura.

Atenção para não se frustrar por não ficar com os dentes na cor branca pura após o tratamento: Especialistas afirmam que o esmalte dos dentes não é 100% branco, portanto, ter essa característica é antinatural.

Como tratar a Brancorexia

O tratamento para esse transtorno requer atenção psicológica e acompanhamento profissional feito por um dentista, já que a obsessão pode colocar a saúde do paciente em risco.

Vale lembrar que para obter um sorriso reluzente e dentes mais brancos, a técnica mais segura é realizar o clareamento dental em uma clínica de odontologia e seguir estritamente as indicações do profissional, pois só ele poderá assegurar que seus dentes e gengivas se encontram em bom estado para receber o tratamento.

Fonte: http://www.ib-indusbello.com.br/